terça-feira, 29 de setembro de 2020

Um Novo Relacionamento

O Cristianismo não é uma filosofia ou religião; é um relacionamento. Quando Deus realizou Sua obra de novo nascimento em nós, nascemos em uma nova família. “Mas, a todos quantos O receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos [crianças[1] (“teknon”) – JND] de Deus; aos que creem no Seu nome; Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do varão, mas de Deus” (Jo 1:12-13). Mas como Cristãos não somos simplesmente parte de uma nova família, também fomos trazidos a um novo lugar de privilégio com Deus. Abraão conhecia El Shadai, isto é, Deus Todo-Poderoso. Os filhos de Israel foram trazidos para ainda mais perto; eles conheciam a Deus pelo Seu nome, Jeová (Êx 6:3). Como Cristãos, no entanto, fomos trazidos ao relacionamento mais próximo e íntimo de todos. Deus nos chama de Seus filhos e temos o privilégio de chamá-lo de Pai[2]. Essas não são meras declarações de um fato; temos a percepção consciente desse relacionamento por meio do Espírito Santo (Rm 8:15; Gl 4:6). Para uma criança, a expressão “Papai” vem naturalmente; da mesma forma, “Abba Pai”, para o filho de Deus. Se nunca tivemos a liberdade de nos ajoelhar e nos dirigir a Deus Pai – não como Pai celestial, como se Ele fosse uma figura distante, mas como Abba Pai – então perdemos muito de nossos privilégios e bênçãos como filhos de Deus.

O Pai quer filhos mais do que servos. Sim, como veremos em breve, Ele também deseja e aprecia o serviço, mas quer que primeiro saibamos que somos filhos. “Levantar-me-ei, e irei ter com meu pai, e dir-lhe-ei: Pai, pequei contra o céu e perante ti; Já não sou digno de ser chamado teu filho; faze-me como um dos teus jornaleiros ... Mas o pai disse aos seus servos: Trazei depressa o melhor vestido, e vesti-lho, e ponde-lhe um anel na mão, e alparcas nos pés; E trazei o bezerro cevado, e matai-o; e comamos, e alegremo-nos; Porque este meu filho estava morto, e reviveu, tinha-se perdido, e foi achado (Lc 15:18-19, 22-24). Imagine se o filho fosse e dormisse no alojamento dos criados naquela noite! Isto é o que os gálatas estavam fazendo. Eles foram desviados pelos doutores da lei. Embora a alegação fosse a espiritualidade, na realidade eles foram levados à escravidão como crianças sob o comando de um professor. Deus quer que agora vivamos como filhos e herdeiros e não como criancinhas ou servos: “Já não és mais servo, mas filho; e, se és filho, és também herdeiro de Deus por Cristo” (Gl 4:7).



[1] N. do T.: É de vital importância perceber a grande diferença entre os termos “nascido de Deus” (“uihos” em grego) e “filho de Deus” (“teknon”), como revelados no Novo Testamento, pois nos capacita a desfrutar de que não apenas somos nascidos na família de Deus pelo Seu ato soberano ao nos conceder vida divina – a qual todos em Sua família têm – mas quão distinguidos Deus nos quis tornar em Sua família ao nos trazer à posição de “filhos de Deus”, na própria aceitação que Cristo mesmo tem diante de Deus. Nessa posição temos relacionamento, entendimento e comunhão que nenhum outro “nascido de Deus” desfruta. A expressão “Abba Pai” foi apenas revelada no Novo Testamento e somente pronunciada pelos “filhos de Deus”, pois receberam o “espírito de adoção” (Rm 8:15; Gl 4:6).

[2] N. do A.: Enquanto criança expressa relacionamento, filho fala de privilégio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário