terça-feira, 29 de setembro de 2020

O Verbo era Deus

Não é possível separar o Senhor Jesus de Suas Palavras. “Disseram-lhe pois: Quem és Tu? Jesus lhes disse: Isso mesmo que já desde o princípio vos disse” (Jo 8:25). O Senhor era verdadeiramente Quem Ele disse que era, mas mais do que isso, tudo que Ele disse refletia aqu’Ele Quem Ele era, o Santo Filho de Deus. Não podemos ter Jesus e rejeitar Sua doutrina. Ele era o Verbo que Se fez carne (Jo 1:14).

A marca de um verdadeiro discípulo é continuar nas palavras do Senhor. “Jesus dizia, pois, aos judeus que criam n’Ele: Se vós permanecerdes [continuardes – KJV] na Minha Palavra, verdadeiramente sereis Meus discípulos; E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará” (Jo 8:31-32). O apóstolo João retoma isso novamente em sua primeira carta. A marca de alguém jovem espiritualmente é: “A Palavra de Deus permanece em vós, e já vencestes o maligno” (1 Jo 2:14 – AIBB). Continuar ou permanecer na Palavra é tê-la viva dentro de nós. Não podemos vencer o maligno a menos que tenhamos a palavra permanecendo em nós. Ser capaz de citar versículos é bom; viver conforme eles é muito melhor.

Assim como não podemos separar Jesus de Suas palavras, não podemos separar Suas palavras de Sua Pessoa. Não podemos receber os ensinamentos encontrados nos evangelhos sem também receber o Senhor Jesus como o Filho de Deus. É a verdade em Jesus que nos liberta – Suas palavras não têm poder à parte de Quem Ele é (Jo 8:36). É importante entender isso. Embora eu queira enfatizar a importância da sã doutrina, a doutrina sozinha não nos manterá. Ela não pode ser mantida separada da Pessoa do Senhor Jesus Cristo.

Por fim, nunca devemos esquecer o que o salmista escreveu a respeito de Deus Jeová: Pois engrandeceste [magnificaste – JND] a Tua palavra acima de todo o Teu nome(Sl 138:2). A Palavra de Deus sempre foi um alvo para o ataque do mundo. Infelizmente, isso se espalhou pelo Cristianismo, com a Alta Crítica Bíblica[1] e todas as suas disciplinas mais modernas. Rejeitar a Palavra de Deus é rejeitar o Próprio Deus.



[1] N. do T.: Alta crítica são os estudos críticos da Bíblia. Sua abordagem trata a Bíblia como literatura, utilizando-se do aparato crítico normalmente aplicado a textos literários semelhantes. Caracteriza-se, de uma forma geral, por não partir do dogma da infalibilidade da Bíblia para efetuar suas análises.

Nenhum comentário:

Postar um comentário