terça-feira, 29 de setembro de 2020

Ameis uns aos Outros

“Filhinhos, ainda por um pouco estou convosco. Vós me buscareis, e, como tinha dito aos judeus: para onde Eu vou não podeis vós ir: eu vo-lo digo também agora. Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros: como Eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis” (Jo 13:33-34). O Senhor avisou Seus discípulos de Sua iminente partida deste mundo. Naturalmente, os discípulos queriam segui-Lo. Este não era, e ainda não é, o plano de Deus para Seus filhos. Por mais que desejemos, quando somos salvos, não somos imediatamente retirados deste mundo: Deus tem um propósito em nos deixar aqui.

Certamente, o primeiro propósito de Deus em nos deixar neste mundo é manifestar Cristo durante Sua ausência. E assim, nos versículos acima, de João 13, quando o Senhor deixou de falar sobre Sua partida para falar de amarmos um ao outro, Ele não mudou de assunto. Quando amamos um ao outro, manifestamos Cristo: “Nisto todos conhecerão que sois Meus discípulos, se vos amardes uns aos outros” (Jo 13:35). O próprio Senhor é o nosso Modelo: “Como Eu vos amei a vós” (Jo 13:34). João repete isso em conexão com dar frutos no capítulo 15: “O Meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como Eu vos amei (Jo 15:12).

O verbo usado pelo Senhor para amar é “agapao”. Esse amor é característico da nova natureza e deveria ser mostrado na prática na vida do crente (1 Jo 3:14). É um amor que se sacrifica. Deus expressou esse amor ao mundo quando enviou Seu Filho para morrer (Jo 3:16; Rm 5:8). Esse amor não tem sua fonte nas emoções. Ele não age porque existe uma afinidade com aquele que o recebe nem porque uma resposta é esperada. Muitos descreveram esse amor como divino, mas fazê-lo, com exclusão de outras expressões de amor, é incorreto (por exemplo, Jo 5:20[1]). Dito isto, o amor ágape[2] certamente não é algo que expressamos naturalmente: “Nós amamos porque Ele nos amou primeiro” (1 Jo 4:19 – ARA). Apesar da natureza elevada desse amor, ele não é uma parte opcional do Cristianismo! Somos ordenados a mostrar esse amor um ao outro: “E o Seu mandamento é este: que creiamos no nome de Seu Filho Jesus Cristo, e nos amemos uns aos outros, segundo o Seu mandamento” (1 Jo 3:23).



[1] N. do A.: Phileo é usado neste versículo: amar, gostar, mostrar afeição.

[2] N. do A.: Agapao é o verbo; agape é o substantivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário