terça-feira, 29 de setembro de 2020

Peregrinos e Forasteiros

“Amados, peço-vos, como a peregrinos e forasteiros, que vos abstenhais das concupiscências carnais que combatem contra a alma” (1 Pe 2:11). Se não entendermos que somos cidadãos celestiais e forasteiros neste mundo, nunca viveremos como peregrinos. A palavra forasteiro pode ser mais bem entendida se usarmos a palavra estrangeiro. Deus nos chamou para viver nossa vida em relação a este mundo como estrangeiros. Tudo neste mundo é estranho à nova vida que possuímos em Cristo. Já não é o nosso lar. Como Abraão, devemos ser moradores de tendas. Não quero dizê-lo literalmente, mas isso certamente deve formar nosso pensamento quanto a este mundo e suas coisas. Lembre-se: estamos falando do sistema mundial, não a Terra física. A única propriedade que lemos que Abraão comprou foi uma cova para enterrar os mortos: Estrangeiro e peregrino sou entre vós; dai-me possessão de sepultura convosco, para que eu sepulte o meu morto de diante da minha face” (Gn 23:4). Se Abraão não estabeleceu raízes permanentes aqui, certamente também não temos desculpa para fazê-lo: “Porque (Abraão) esperava a cidade que tem fundamentos, da qual o Artífice e Construtor é Deus” (Hb 11:10).

Nossa renúncia ao mundo não deve, de maneira alguma, limitar-se ao que é espiritual. A metáfora de uma corrida é usada em várias Escrituras para ilustrar a vida Cristã. Não é uma corrida contra outros crentes, mas sim o caráter de uma corrida de resistência. Ninguém entra em uma corrida carregado de pesos desnecessários: “Portanto nós também, pois que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo o embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com paciência a carreira que nos está proposta: Olhando para Jesus, Autor e Consumador da fé” (Hb 12:1-2). Não é apenas que algumas coisas neste mundo são pecaminosas; também precisamos ter cuidado com os embaraços que nos sobrecarregam. Essas são coisas que podem não ser ruins em si mesmas, mas que atrapalham o crescimento Cristão e nos impedem no caminho de fé.

Em sua segunda carta a Timóteo, Paulo usa uma metáfora diferente: o soldado. “Ninguém que milita se embaraça com negócio desta vida, a fim de agradar Àquele que o alistou para a guerra” (2 Tm 2:4). A vida de um soldado é caracterizada por disciplina e dificuldades. Naturalmente, não gostamos disso. E, além disso, a quem estamos tentando agradar? Se considerarmos a ilustração dada anteriormente, de alguém vivendo na Alemanha durante a Segunda Guerra Mundial, começaremos a ver a seriedade de nos envolver com o mundo. Ao nos envolvermos em seu entretenimento, política, materialismo, filosofia, religião e a lista não termina aí, na verdade estamos nos relacionando com o inimigo. “Adúlteras, não sabeis vós que amizade com o mundo é inimizade com Deus? Portanto qualquer que pensa em ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus” (Tg 4:4 – JND). Estas são palavras fortes. O mundo nos oferece todos os meios para gratificar a carne, mas retornar novamente àquilo de que fomos libertos é nada menos que adultério espiritual.

Não imagine que Satanás não tenha uma intenção nas coisas que ele oferece. Não é muito difícil nomear livros e filmes que tratam de assuntos inofensivos em si mesmos, mas que contêm nem tão sutis distorções da verdade. A indústria do entretenimento, em particular, sempre teve um objetivo. Ela promove seu estilo de moralidade desde tempos imemoriais. Podemos ver claramente seus frutos ao nosso redor no mundo de hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário