terça-feira, 29 de setembro de 2020

Em Espírito e em Verdade

Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim O adorem. Deus é Espírito, e importa que os que O adoram O adorem em espírito e em verdade” (Jo 4:23-24). Várias características da adoração Cristã são apresentadas neste simples versículo, mas antes de considerá-las, é útil nos familiarizarmos com a história por trás do versículo.

Uma pobre e desprezada mulher de Samaria encontrou Jesus em um dia quente e seco junto a um poço. Ele fez a ela um simples pedido: “Dá-Me de beber” (Jo 4:7). Para um judeu, pedir uma coisa dessas a um samaritano era fora do costume, e a mulher ficou bastante surpresa. Os samaritanos não faziam parte de Israel. Eles eram uma raça mista de pessoas enviadas para colonizar Samaria (norte de Israel) depois que foi conquistada pelos assírios em 721 a.C. Essa era uma prática comum naquela época. Grandes grupos de refugiados, formados por povos diferentes, eram enviados pelo governante vitorioso para estabelecer um país. Com seu contexto social destruído, esses colonos estavam mais ocupados com a sobrevivência do que com a rebelião. Naturalmente, eles trouxeram consigo suas religiões e falsos deuses, que depois misturaram com crenças e costumes locais. À luz disso, faz todo o sentido quando lemos: Assim que ao Senhor temiam, e também a seus deuses serviam, segundo o costume das nações dentre as quais tinham sido transportados” (2 Rs 17:33). Essa era a religião dos samaritanos.

Pode-se entender por que havia tanta animosidade entre os judeus e os samaritanos. O sistema de adoração samaritano era semelhante ao dos judeus, mas, como Satanás frequentemente faz, era um sistema falso misturado o suficiente com a verdade, para enganar aqueles que o praticavam. Os samaritanos tinham sua própria cópia do Pentateuco (Gênesis a Deuteronômio) e tinham seu próprio centro de adoração – não Jerusalém, mas no monte Gerizim. Não seria surpresa descobrir que o Pentateuco samaritano continha esse falso ensino. Mais uma vez, ao longo da história, vemos textos falsos sendo construídos a partir de textos bíblicos para apoiar uma religião falsa.

Assim que a conversa do Senhor com a mulher samaritana se aproximou um pouco do coração – porque descobrimos que seu estilo de vida era tudo, menos moral – ela se tornou religiosa. Fale com alguém sobre Deus e ouviremos rapidamente quantas Bíblias ela possui! Essa mulher não era ignorante; ela parecia bem familiarizada com as diferenças entre as crenças dos judeus e dos samaritanos. “Nossos pais adoraram neste monte, e vós dizeis que é em Jerusalém o lugar onde se deve adorar (Jo 4:20). Não há nada como um pouco de controvérsia para desviar-se das coisas que chegam muito perto da verdade!

Sua evasiva, no entanto, era bastante transparente para o Senhor. Porém, em vez de corrigi-la imediatamente, Jesus responde: Mulher, crê-Me que a hora vem, em que nem neste monte nem em Jerusalém adorareis o Pai(Jo 4:21). Que coisa notável de se dizer. Quem poderia imaginar essa mulher adorando em qualquer lugar, ainda mais na intimidade do conhecimento de Deus como Pai? É claro que uma grande mudança teve de acontecer com ela para que isso se tornasse realidade. Mas o Senhor não desprezou essa pobre e vazia mulher – uma lição prática e boa para nós. Por outro lado, o Senhor também não ignorou o que a mulher samaritana disse. Importava onde os judeus e os samaritanos adoravam? Certamente importava. Ele fala claramente: Vós adorais o que não sabeis (Jo 4:22). O sistema religioso deles era baseado em mentiras. Os judeus, por outro lado, tinham uma verdadeira revelação de Deus. Tendo sido redimidos do Egito, foram levados a um relacionamento com Deus como Jeová. A adoração deles estava de acordo com a ordem estabelecida pelo Próprio Jeová. Estava muito adequada em relação ao relacionamento para o qual tinham sido levados.

No entanto, o Senhor não apenas aponta as diferenças entre a adoração dos samaritanos e dos judeus, mas também contrasta a última com aquilo que a suplantaria – o Cristianismo. Pois estava chegando a hora em que os verdadeiros adoradores não mais adorariam em Jerusalém de maneira cerimonial, mas sim: “Verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem. Deus é Espírito, e importa que os que O adoram O adorem em espírito e em verdade (Jo 4:23-24).

Nenhum comentário:

Postar um comentário