terça-feira, 29 de setembro de 2020

Nossas Bênçãos Cristãs

As coisas de que estamos falando são verdadeiras para todo crente. É importante saber nossa posição, como Cristãos, em Cristo. A verdade do relacionamento deve ser conhecida antes que possamos agir de maneira adequada ao relacionamento. Quando criança, um príncipe não entende seu lugar de privilégio e bênção e se comporta como criança. No entanto, conforme cresce e começa a entender a importância de sua posição, seu comportamento deve mudar. Se ele nunca souber que é um príncipe, nunca agirá como um.

Deus deu a Jacó[1] um novo nome, Israel, significando um Príncipe com Deus. Infelizmente, Israel nem sempre agiu como um príncipe – por essa razão ele é frequentemente chamado pelo nome de nascimento, Jacó. Simão também recebeu um novo nome, Pedro[2] (Jo 1:42). Assim como com Jacó, Pedro nem sempre agiu no caráter de seu novo nome; nessas ocasiões, ouvimos o Senhor dizer “Simão, Simão” (Lc 22:31). Nós também temos um novo nome e, como vimos, um novo lugar em uma nova família (Ap 2:17). Reconhecemos que somos um príncipe com Deus ou estamos agindo como criancinhas nos escondendo sob nosso antigo nome de nascimento?

Romanos 12 e os capítulos seguintes baseiam-se nos capítulos 1-8. “Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional (Rm 12:1 – JND). Nosso culto racional é baseado no entendimento desse relacionamento ao qual fomos trazidos. A falta de entendimento, quanto à bem-aventurança de nossa posição em Cristo, levou à confusão de muitas Escrituras.

Então, quais são as bênçãos individuais que possuímos em Cristo? Aqui está uma lista, embora não completa:

  • Perdoado: “Como também Deus vos perdoou em Cristo (Ef 4:32).
  • Justificado: “Justificados em Cristo (Gl 2:16-17).
  • Redimido: “Sendo justificados gratuitamente pela Sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus (Rm 3:24).
  • Reconciliado: “Mas agora em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe, pelo sangue de Cristo chegastes perto” (Ef 2:13).
  • Santificado: “Aos santificados em Cristo Jesus (1 Co 1:2).
  • Uma nova criação: “Se alguém está em Cristo, é uma nova criação” (2 Co 5:17 – TB).
  • Vida eterna: “Vida eterna em Cristo Jesus nosso Senhor (Rm 6:23 – ARA).
  • Livrado: “Portanto agora nenhuma condenação para os que estão em Cristo Jesus (Rm 8:1).
  • Filhos: “Porque todos sois filhos de Deus pela fé em Cristo Jesus (Gl 3:26).
  • Herdeiros: N’Ele, digo, em Quem também obtivemos uma herança” (Ef 1:10-11 – JND).
  • Esperança: “Esperamos em Cristo (1 Co 15:19).
  • Assentado nos lugares celestiais: “E nos fez assentar juntamente nos lugares celestiais, em Cristo Jesus (Ef 2:6 – JND). 

Em cada exemplo eu destaquei “em Cristo”. Essas bênçãos são nossas em Cristo. Uma mulher pode tornar-se rica por si só, ou casar-se com um homem rico. No último caso, sua riqueza está intimamente ligada ao seu marido; não foi obtida em independência dele. Da mesma forma, essas bênçãos são nossas em Cristo. Muitas vezes, como Cristãos, somos encorajados a olhar para dentro, a examinar-nos a nós mesmos. Em vez disso, precisamos estar olhando para Cristo. É somente lá que descobrimos quem realmente somos. Precisamos dar uma boa olhada na lista acima e reconhecer que estas são as nossas bênçãos para desfrutarmos – sim, agora mesmo – em Cristo! Quanto mais desfrutamos de Cristo, mais desfrutamos das bênçãos associadas à nossa posição em Cristo.



[1] N. do A.: Jacó significa aquele que agarra o calcanhar ou por implicação, suplantador (Gn 25:26, 27:36)

[2]   N. do A.: Uma pedra (Jo 1:42 – JND)

Nenhum comentário:

Postar um comentário