terça-feira, 29 de setembro de 2020

Contrastado com o Judaísmo

Existem quatro diferenças distintas entre a adoração no Velho Testamento na economia judaica e a adoração Cristã:

  • Sob a lei mosaica, a adoração era centrada em Jerusalém. Cristo é o centro da adoração Cristã, não um local físico (Hb 13:10-15).
  • Israel adorou a Jeová; nós adoramos a Deus como Pai.
  • A adoração sob a lei era cerimonial. A adoração Cristã está de acordo com a verdadeira natureza de Deus – Deus é um Espírito – e no poder da comunhão que somente o Espírito Santo pode dar.
  • Devemos adorar em verdade, em outras palavras, de acordo com a revelação que Deus deu de Si por meio do Filho. A revelação que temos em Cristo é perfeita e excede em muito a revelação incompleta de dispensações anteriores.

A adoração judaica era muito adequada a uma nação baseada no nascimento natural, com aspirações terrenais. Em contraste, a adoração Cristã é adequada a um povo nascido de Deus, habitado pelo Espírito Santo e unido a Cristo no céu. A adoração Cristão não envolve sacrifício ou cerimônia; não possui instrumentos musicais nem dança, e não há nem templo nem ordem sacerdotal para administrar sacramentos. Os santos do Velho Testamento não tiveram a certeza dos pecados perdoados; como Cristãos, nós a temos. Para um israelita, havia uma grande distância entre homem e Jeová, unida apenas em parte pelos sacerdotes.

Tudo no Cristianismo é baseado na obra perfeita e completa de Cristo no Calvário e é ordenado de acordo com o novo relacionamento para o qual fomos trazidos. Como Cristãos, somos trazidos para o relacionamento consciente com Deus, como filhos, por meio do Espírito Santo (Rm 8:16). É o clamor do Espírito Santo, e a linguagem apropriada do Cristão, para dizer “Abba, Pai” (Rm 8:15; Gl 4:6).

O sacrifício formava uma parte importante da adoração sob a lei; era o único terreno por onde alguém se aproximava de Deus. Por outro lado, podemos nos aproximar de Deus com ousadia, embora não com presunção, pelo sangue de Jesus. Tendo pois, irmãos, ousadia para entrar no santuário, pelo sangue de Jesus, pelo novo e vivo caminho que Ele nos consagrou, pelo véu, isto é, pela Sua carne, e tendo um grande Sacerdote sobre a casa de Deus, cheguemo-nos com verdadeiro coração, em inteira certeza de fé; tendo os corações purificados da má consciência, e o corpo lavado com água limpa (Hb 10:19-22). Cristo Se ofereceu uma vez e agora está para sempre à direita de Deus (Hb 10:10-12).

Infelizmente, a Cristandade copiou do judaísmo e, pior ainda, do paganismo: sacerdotes, templos, altares, cerimônias, salmos, festas e assim por diante. Como o sistema samaritano, essas coisas foram incorporadas à assim-chamada adoração Cristã. Nenhuma dessas coisas aprimorou nossa adoração nem nos aproximou de Deus. Pelo contrário, elas prejudicaram o verdadeiro caráter da adoração e nos colocaram à distância de Deus. Se nossa adoração deve ser em espírito e verdade, como o Pai exige, não pode ser de acordo com um sistema de nossa própria imaginação. Quando o homem inventa, é sempre para a perda do que Deus proveu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário