Bem além de nossas
provações terrenais, o Cristão deve viver sua vida em vista da eternidade.
Nosso tempo na Terra é apenas um pontinho no plano geral das coisas. O
parágrafo de abertura do livro do Apocalipse contém esta exortação: “Bem-aventurado aquele que lê, e os que
ouvem as palavras desta profecia, e guardam
as coisas que nela estão
escritas; porque o tempo está próximo” (Ap 1:3). Os escritos proféticos
são frequentemente negligenciados como sendo uma fonte não proveitosa de debate
e contenda. Essas palavras de Apocalipse, no entanto, indicam algo bem
diferente. Se o livro do Apocalipse fosse impossível de se entender, por que o
apóstolo João, pelo Espírito de Deus, nos incentivou a lê-lo? Que intenção ele
teria ao pedir que guardássemos “as coisas
que nela estão escritas”? Não estou sugerindo que precisamos entender
todas as coisas proféticas, mas também não devemos negligenciá-las.
Há algumas coisas que achei úteis
para entender a profecia. Embora os profetas se dirigissem às condições do dia
em que falavam, eles olharam além deles para um dia futuro – frequentemente
relacionando as circunstâncias presentes a eventos futuros. Isso explica por
que a profecia geralmente parece estar fragmentada. Não nos é dada profecia
simplesmente para satisfazer nossa curiosidade quanto ao futuro; os profetas se
dirigiram ao povo porque havia necessidades reais. Eles falavam à consciência
enquanto erguiam os olhos além da presente provação para Aquele que estava
acima de tudo. O profeta Miqueias escreveu quando a Assíria[1] pressionava fortemente contra Samaria e Judá.
Essa foi a razão para sua profecia, mas não foi o seu todo. Quando passamos ao
quinto capítulo, Miqueias está falando claramente de um dia futuro. O segundo
versículo – pelo testemunho da própria Escritura (Mq 5:2; Mt 2:6) – fala da
vinda de Cristo. Ele seria a paz deles quando os assírios chegassem à sua terra
(v. 5). Além disso, lemos como a Assíria será consumida (v. 6) e todos os inimigos
de Israel serão exterminados (v. 9). Claramente isso nunca foi cumprido. No
entanto, um futuro rei do Norte, do qual o rei da Assíria é uma figura, é um
tema recorrente em toda a profecia.
Muita dificuldade com profecia é
resolvida simplesmente aceitando Deus em Sua palavra. Como alguns já disseram, quando o sentido literal faz todo o sentido,
não procure outro sentido, pois será sem sentido. Quando Deus usa símbolos,
Ele os interpreta para nós, embora talvez em outros lugares em Sua Palavra.
Sugerir que as profecias de Isaías, Ezequiel, Daniel e assim por diante foram
cumpridas e que só podemos aplicá-las espiritualmente é uma desfeita à
integridade de Deus. E ainda; há aqueles que acreditam que estamos atualmente
no reino milenar[2].
Se fosse assim, então por que deveríamos andar como estrangeiros e peregrinos? Se
o livro de Apocalipse descreve, ainda que em parte, o ataque de Tito à
Jerusalém, então ele deve ter sido escrito antes do ano 70 d.C. No entanto,
todas as evidências e sua aceitação tardia no cânon da Escritura apontam para
uma data de escrita muito posterior. Um livro que descreve algo que já
aconteceu, não é uma revelação! Aquele que não acredita no que Deus disse, e
que Deus fará o que prometeu, naturalmente faz aquilo o que Deus ordenou que não
se fizesse: “Nos últimos dias virão
escarnecedores, andando segundo as suas
próprias concupiscências, E dizendo: Onde está a promessa da Sua vinda?” (2 Pe 3:3-4)
Um último ponto: a Igreja não é objeto de profecia. Não esperamos nem buscamos o cumprimento de eventos proféticos. Assim como Paulo viveu na expectativa do Arrebatamento, nós também: “... nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor” (1 Ts 4:15). A profecia está ocupada com o tratamento de Deus no governo da Terra, no centro do qual está Israel. Não podemos, no entanto, falar de profecia sem trazer Cristo, o Ungido de Deus. Verdadeiramente, “O testemunho de Jesus é o espírito de profecia” (Ap 19:10). Um entendimento claro da profecia não nos levará a ficarmos ocupados com anjos ou demônios, ou batalhas entre o bem e o mal. Não, o espírito da profecia é o testemunho de Jesus. Isso nos levará a ficarmos ocupados com o Senhor Jesus Cristo.
[1]
N. do A.: Norte
do Iraque nos dias atuais.
[2]
N. do A.: Esta
é a doutrina predominante da maioria das denominações: ortodoxa, católica
romana, luterana, anglicana, metodista, etc.
Nenhum comentário:
Postar um comentário