terça-feira, 29 de setembro de 2020

Discipulado

Para muitos, ser um discípulo de Jesus define o que é ser um Cristão. A palavra Cristão provém do grego “christianos” e significa um seguidor de Cristo. Vemos isso usado a primeira vez com os discípulos em Antioquia. “E em Antioquia foram os discípulos, pela primeira vez, chamados Cristãos (At 11:26). Exibir Cristo em nossa vida é algo que até mesmo o mundo pode reconhecer. A atenção que isso atrai, no entanto, nem sempre é positiva como Pedro aponta: “Mas, se padece como Cristão, não se envergonhe, antes glorifique a Deus nesta parte” (1 Pe 4:16).

Precisamos nos lembrar, no entanto, de que se tornar um discípulo não leva à salvação. O discipulado flui da salvação. Muitos seguiram a Jesus, mas poucos foram verdadeiros discípulos. “Jesus dizia, pois, aos judeus que criam n’Ele: Se vós permanecerdes na Minha palavra, verdadeiramente sereis Meus discípulos” (Jo 8:31). Por outro lado, o discipulado não é uma opção para o crente. Não é uma vida devotada que alguns escolhem e outros não. Quando recebemos Jesus Cristo como nosso Senhor e Salvador, nos inscrevemos para o discipulado. É a única maneira, como Cristão, de se ter uma vida plena e significativa. Muitas coisas, no entanto, nos impedem de sermos os discípulos que deveríamos ser.

Quatro características do discipulado são dadas pelo Senhor no evangelho de Lucas. Elas são bastante incisivas:

  • O Mestre deve ser supremo nas afeições do discípulo – Lucas 14:26: Nenhum outro relacionamento, por mais próximo ou mais querido que seja, deve ter precedência sobre nosso relacionamento com o Senhor.
  • O discípulo deve carregar sua cruzLucas 14:27: Não carregamos a cruz do Senhor, mas temos nossa própria cruz para carregar. Na época em que o Senhor Jesus estava falando, ver um homem carregando uma cruz era a marca de uma sentença de morte. Carregar nossa cruz é carregar a sentença de morte deste mundo sobre nós. “O mundo está crucificado para mim e eu para o mundo (Gl 6:14).
  • O custo deve ser entendido – Lucas 14:28: A menos que saibamos tudo o que é nosso em Cristo, tanto nossa posição quanto nosso recurso diário, nunca seremos capazes de suportar o custo do discipulado.
  • O inimigo deve ser avaliado corretamente – Lucas 14:31-33: Se imaginarmos que podemos nos opor às artimanhas do diabo com nossa própria força e confiança, o resultado final será nos comprometer.

Muito poderia ser escrito sobre discipulado[1]. Meu ponto, no entanto, não é ampliar este assunto agora. As qualidades de um bom discípulo continuarão sendo tópicos nos capítulos restantes.



[1] N. do A.: Para um entendimento mais completo do assunto consulte: “Discipleship its Terms, Tests, and Rewards”, de Bruce Anstey.

Nenhum comentário:

Postar um comentário