terça-feira, 29 de setembro de 2020

O Mundo

A palavra “mundo” é usada nas Escrituras de três maneiras diferentes. Pode se referir ao planeta Terra; também pode se referir a todas as pessoas na Terra. O uso, porém, que deve ser nosso assunto, é o sistema que a humanidade criou à parte de Deus; Caim é seu fundador e Satanás é seu príncipe e deus (Jo 12:31, 14:30; Co 4:4). O sistema do mundo é completo; é um sistema que provê todas as necessidades do homem. Temos acesso a uma infinidade de atividades para o corpo e podemos inserir em nossa casa toda forma de entretenimento para a alma. O mundo até oferece sua opção de sistemas religiosos para satisfazer a natureza espiritual do homem. No entanto, o objetivo de tudo isso é cegar a humanidade quanto ao verdadeiro evangelho: “Se ainda o nosso evangelho está encoberto, para os que se perdem está encoberto. Nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus” (2 Co 4:3-4).

A rejeição ao Senhor Jesus Cristo colocou o mundo inteiro sob um juízo comum. Esta é a base sobre a qual Deus agora lida com este mundo: “Agora é o juízo deste mundo: agora será expulso o príncipe deste mundo” (Jo 12:31). Qualquer que seja a relação atual de Cristo com o mundo, essa também é a nossa relação como Cristãos. O mundo pregou Cristo na cruz; para nós o mundo terminou aí: “Mas longe esteja de mim gloriar-me, a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim e eu para o mundo(Gl 6:14).

Imagine viver na Alemanha durante a Segunda Guerra Mundial. Muitos Cristãos se viram nessa posição. Eles não podiam escapar e, além disso, o país de nascimento era governado por um louco. Muitos perderam familiares por causa da guerra ou foram presos como inimigos do estado. Se vivêssemos sob esse sistema, poderíamos imaginar em nos associar com aqueles no poder? Antes de respondermos, vamos considerar um pouco mais as coisas. Em meados da década de 1930, as coisas na Alemanha pareciam muito mais favoráveis do que nas décadas anteriores. A inflação foi estabilizada, o desemprego caiu e o país começou a parecer forte e próspero. Foram oferecidos incentivos, especialmente aos jovens, para contribuírem com os acampamentos, atividades, organizações juvenis e assim por diante. Muitos fecharam os olhos para as ações mais enganadoras do governo em função do recente otimismo. As tentações eram fortes. Suponha, no entanto, que alguém tivesse perdido um pai, um irmão, uma irmã; isso teria aberto os seus olhos para os males do regime. De fato, para aqueles que sofreram sob ele, todo o sistema tornou-se repulsivo ao extremo. Apesar das muitas coisas para nos atrair e seduzir, o mundo em que vivemos não é diferente. Este é o mundo de Satanás e ele é um tirano mal e cruel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário