terça-feira, 29 de setembro de 2020

Escravos de Jesus Cristo

Não podemos servir a Deus, a menos que primeiro nos rendamos a Ele em obediência. “Não sabeis vós que a quem vos apresentardes por servos para lhe obedecer, sois servos daquele a quem obedeceis, ou do pecado para a morte, ou da obediência para a justiça?” (Rm 6:16) Isso começa com a nossa salvação, mas não termina aí. “Mas agora, libertados do pecado, e feitos servos de Deus, tendes o vosso fruto para santificação” (Rm 6:22). Temos um novo Mestre. Paulo, Timóteo, Tiago, Pedro e Judas são todos descritos como servos de Jesus Cristo. A palavra servo significa escravo. Esta palavra, no entanto, está envolta em conotações negativas (e com razão) e então pode ser difícil vermos o que isso significa para o crente. Não há servidão ou crueldade no serviço de Deus. “Porque o Meu jugo é suave e o Meu fardo é leve” (Mt 11:30). De fato, quem é do Senhor, embora possa ser naturalmente um escravo, é homem livre do Senhor! E, opostamente, embora possamos ser livres, naturalmente falando, pertencendo ao Senhor, somos agora Seus escravos (1 Co 7:22).

Deus não está procurando serviço sob escravidão ou um senso de dever. Não é isso que significa ser um escravo de Jesus Cristo. Uma parábola bastante notável em Lucas 17 demonstra isso – leia versículos 7-10. O serviço deve fluir de nossa devoção ao Senhor. Ele quer primeiro devoção e depois serviço. Porque o amor de Cristo nos constrange (2 Co 5:14). Esta foi a resposta de Paulo a este amor que o compeliu a servir. Falando de forma natural, queremos usar o serviço para mostrar nossa devoção – isso coloca o eu antes e Cristo depois. Deve ser o contrário. Além disso, o Senhor deseja cooperadores (2 Co 6:1). Ele quer que sejamos cooperadores no trabalho junto com Ele.

Quando consideramos o assunto da adoração, notamos como Deus busca primeiro adoração e depois serviço. Lucas 17 nos lembra disso novamente. A parábola do servo obediente é imediatamente seguida pela história dos dez leprosos. Dos dez, apenas um manifestou interesse no Senhor. Apenas um desejou um relacionamento com Ele. Deus primeiro quer sacerdotes santos, oferecendo sacrifícios espirituais a Deus (1 Pe 2:5), e depois Ele quer sacerdotes reais que anunciem “as virtudes d'Aquele que vos [nos] chamou das trevas para a Sua maravilhosa luz” (1 Pe 2:9). O primeiro é voltado para Deus, o segundo é voltado para o homem. Mas mesmo aquilo que é voltado para o homem deve ser para o louvor da glória de Deus. Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus(Mt 5:16). Se esquecermos de colocar a adoração antes do serviço, nossa adoração será vazia e nosso serviço, egoísta. Por outro lado, o verdadeiro adorador não pode deixar de ser um servo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário