terça-feira, 29 de setembro de 2020

Doutrina: É Importante? Doutrina Separa a Verdade e as Mentiras

Em inglês, as palavras, doutrina e ensino não parecem ser parentes próximos, mas no grego são irmãs. O que ensinamos? Doutrina! “Retendo firme a fiel palavra, que é conforme a doutrina, para que seja poderoso, tanto para admoestar com a sã doutrina, como para convencer os contradizentes” (Tt 1:9).

Doutrina não é popular. É uma percepção comum que “doutrina divide Cristãos”. E, em certo sentido, o faz. Mas alguma coisa mudou? “Tornou, pois, a haver divisão entre os judeus por causa destas palavras” (Jo 10:19). Podemos concluir, com razão, que as palavras do Senhor causavam divisão. Não havia indecisos naqueles dias; por mais que se tentasse, em última instância, você teria de ser a favor ou contra Ele. “Supondes que vim para dar paz à Terra? Não, Eu vo-lo afirmo; antes, divisão” (Lc 12:51 –ARA). No caso de eu ser acusado de advogar divisão, deixe-me esclarecer, o Senhor nunca causou divisão só por uma questão de dividir. Infelizmente, nem sempre podemos dizer o mesmo com relação à manipulação da doutrina na Cristandade.

A culpa, porém, deve ser creditada à doutrina? Em Romanos 7, a lei se torna o bode expiatório pelo pecado. “Mas eu não conheci o pecado senão pela lei” (Rm 7:7). “Que diremos pois? É a lei pecado? Longe esteja o pensamento” (Rm 7:7 – JND). O apóstolo contesta essa linha de raciocínio da maneira mais intensa; longe esteja o pensamento. Só porque a lei expõe e até atiça o pecado, não podemos acusá-la de ser culpada – nós é que somos. Da mesma forma, culpar a doutrina pela divisão é igualmente equivocado.

A primeira divisão generalizada da Cristandade foi sobre os ensinamentos de um homem chamado Ário. Ário ensinou que o Filho de Deus estava subordinado ao Pai e que Ele era um ser criado. Este ensino é blasfemo. Devemos gratidão a Atanásio e aos que se juntaram a ele contra Ário. Eles defenderam a verdade sobre a doutrina da Trindade, apesar de isso ter resultado na primeira grande divisão da Cristandade. Desistir dessa doutrina fundamental para evitar a divisão significaria desistir do próprio Cristianismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário