Em inglês, as
palavras, doutrina e ensino não parecem ser parentes
próximos, mas no grego são irmãs. O que ensinamos? Doutrina! “Retendo firme a fiel palavra, que é
conforme a doutrina, para que seja poderoso, tanto para admoestar com a sã
doutrina, como para convencer os contradizentes” (Tt 1:9).
Doutrina não é
popular. É uma percepção comum que “doutrina
divide Cristãos”. E, em certo sentido, o faz. Mas alguma coisa mudou? “Tornou, pois, a haver divisão entre os
judeus por causa destas palavras” (Jo 10:19). Podemos concluir, com razão,
que as palavras do Senhor causavam divisão. Não havia indecisos naqueles dias;
por mais que se tentasse, em última instância, você teria de ser a favor ou
contra Ele. “Supondes que vim para dar
paz à Terra? Não, Eu vo-lo afirmo; antes, divisão” (Lc 12:51 –ARA). No caso
de eu ser acusado de advogar divisão, deixe-me esclarecer, o Senhor nunca
causou divisão só por uma questão de dividir. Infelizmente, nem sempre podemos
dizer o mesmo com relação à manipulação da doutrina na Cristandade.
A culpa, porém, deve
ser creditada à doutrina? Em Romanos 7, a lei se torna o bode expiatório pelo
pecado. “Mas eu não conheci o pecado
senão pela lei” (Rm 7:7). “Que
diremos pois? É a lei pecado? Longe esteja o pensamento” (Rm 7:7 – JND). O
apóstolo contesta essa linha de raciocínio da maneira mais intensa; longe esteja o pensamento. Só porque a
lei expõe e até atiça o pecado, não podemos acusá-la de ser culpada – nós é que
somos. Da mesma forma, culpar a doutrina pela divisão é igualmente equivocado.
A primeira divisão generalizada da Cristandade foi sobre os
ensinamentos de um homem chamado Ário. Ário ensinou que o Filho de Deus estava
subordinado ao Pai e que Ele era um ser criado. Este ensino é blasfemo. Devemos
gratidão a Atanásio e aos que se juntaram a ele contra Ário. Eles defenderam a
verdade sobre a doutrina da Trindade, apesar de isso ter resultado na primeira
grande divisão da Cristandade. Desistir dessa doutrina fundamental para evitar
a divisão significaria desistir do próprio Cristianismo.
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